Através das redes sociais, ela lamentou o ocorrido e prometeu acompanhar o caso. Polícia Civil da Bahia já está fazendo as investigações no sul do estado
Por: Douglas Santana Ferreira
Nesta quarta (18), através das redes sociais, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara comentou sobre o assassinato de dois jovens indígenas entre os municípios baianos de Itabela e Itamaraju. A ministra lamentou o ocorrido e disse que vai acompanhar o caso de perto.
“Ontem perdemos dois jovens Pataxó em virtude de conflito por terra e luta por demarcação. A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado”.
E completou:
“Os povos indígenas continuam a enfrentar ameaças e a morte por defender seus direitos a terra. Requisitarei ações revigoradas do Estado para trazer justiça ao povo Pataxó pela morte desses dois jovens. Não haverá impunidade”, afirma Sônia.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fez uma reunião nesta quarta com alguns secretários para elaborar as ações do governo com foco nas investigações desse caso, de forma a dar uma resposta rápida para sociedade.
A Polícia Civil reforçou as equipes no Sul do estado para acelerar a elucidação das mortes dos jovens indígenas. Delegados e investigadores da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) realizam levantamentos e ações de inteligência na região.
“Todos os policiais estão em campo levantando informações e buscando possíveis testemunhas, além de imagens. Importante acrescentar que equipes do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) da PC estão dando apoio na apuração”, explicou o delegado Moisés Damasceno.
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz