Ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou plano de 100 dias para o setor
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira, 18, que o ministério vai publicar em abril edital para o remanescente de obras do lote 7F ( no município de São Desidério) que compõe o trecho 2 da Fiol – Ferrovia Oeste leste, que liga Caetité e Barreiras.
Com relação ao trecho 3 da Fiol, fazendo a ligação com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que é fundamental para formar o corredor de exportação passando pela Bahia, o ministro disse que o plano do ministério é fazer uma concessão ‘pura’ para assim viabilizar o corredor Fico-Fiol, que deve englobar o trecho 2 da Fiol, além da possibilidade de o trecho 3 também ser incluído na concessão.
Renan Filho disse que pretende elevar para 40% a participação do modal ferroviário na matriz logística brasileiras até 2035. Hoje, as ferrovias correspondem a menos de 20% da matriz.
As declarações do ministros foram dadas em coletiva nesta quarta-feira, quando fez o anúncio sobre o plano de trabalho dos primeiros 100 dias da pasta, que inclui obras em ferrovias e abertura de estudos para novos projetos.
No plano de 100 dias da pasta o destaque foram as medidas para agilizar as obras envolvendo os projetos da Ferrogrão e das ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) – que já teve um segmento leiloado – e de Integração Centro-Oeste (Fico).
Foto: Ricardo Botelho/MT