Pesquisador foi demitido do Inpe pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019
Por: Douglas Santana Ferreira
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem novo presidente: Ricardo Galvão. Ele assumiu o cargo na tarde desta terça (17), em cerimônia na sede do Conselho. Antes disso, Ricardo estava como diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 2016 a 2019.
Ricardo Galvão foi demitido do Inpe pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alegando que o órgão de mentia sobre dados que indicavam a alta do desmatamento na Amazônia. Durante seu discurso, o novo presidente do CNPq se emocionou.
“[Governo Bolsonaro] que empreendeu verdadeiro desmonte das políticas públicas em diversas áreas. No dia de hoje viramos essa página triste de nossa história com a convicção de que a ciência voltará a promover grandes avanços para a nossa sociedade”.
E completou:
“Todos os servidores públicos são acusados de não fazer nada, de não produzir, de não trabalhar, mas vocês foram o sustento contra esse governo. Eu sou muito agradecido a todos muito agradecidos a todos os servidores das unidades”, declarou.
No CNPq é uma das agências federais de fomento à pesquisa, sendo responsável pelo pagamento de parte das bolsas de pós-graduação ofertadas no Brasil. As bolsas estão sem reajuste há quase 10 anos, mas é uma promessa do ministério da Ciência e Tecnologia reajustar a bolsas.
Foto: Vinícius Cassela/g1