Ao todo, o Estado tem 261 parques eólicos funcionando; a Bahia ainda tem mais 190 novos parques em construção
Por Tácio Caldas
A Bahia encerrou 2022 com novos parques eólicos em operação. Ao todo foram 48 novas usinas que inseriram 1,3 Gigawatts (GW) de potência instalada no Estado, para um total de 6,9 GW. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
De acordo com a empresa, os 48 novos receberam um investimento de cerca de R$ 5,2 bilhões, com uma capacidade de gerar, em média, 13,7 mil empregos em toda a cadeia produtiva. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
No total, o Estado têm 261 parques em pleno funcionamento com um investimento de R$ 27 bilhões. Esses investimentos também foram responsáveis por gerar cerca de 70 mil empregos em toda a Bahia.
Vele lembrar que este número deve ser aumentado, uma vez que outros 190 parques estão com construção iniciada ou com construção prestes a iniciar, o que fará com que o Estado passe a ter mais de 14 GW de potência instalada.
LÍDER NACIONAL
A Bahia segue com a liderança na geração total anual nacional de energia eólica (31,94%) e solar (27,82%). Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), coletados em outubro de 2022.
O Estado também é líder também na comercialização dos leilões para investimento em energia limpa e renovável, abrangendo um total de 32,58% e 18,97%, respectivamente de todos os empreendimentos comercializados.
Foto: Paula Fróes/Divulgação/SDE