domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1035

REFORMA TRIBUTÁRIA PODE SER VOTADA NO 1º SEMESTRE, DIZ HADDAD

Redação - 16/01/2023 20:17 - Atualizado 16/01/2023

Ministro da Economia deu declaração durante Fórum Econômico Mundial, que está acontecendo na Suíça

Por: Douglas Santana Ferreira

Durante o Fórum Econômico Mundial, que está acontecendo em Davos, na Suíça, o ministro da fazenda Fernando Haddad (PT) falou sobre a reforma tributária. Para ele, no que depender do presidente Lula, a reforma será apreciada pelo Congresso Nacional ainda nesse primeiro semestre.

“Nós queremos aprovar a reforma tributária. Ela é essencial para buscar a justiça tributária e para reindustrializar o país, porque é a indústria que paga hoje quase um terço dos tributos no Brasil e responde por 10% da produção. Então, existe um desequilíbrio muito grande em relação à indústria”, disse.

Há duas Proposta de Emenda Constitucional (PEC), tramitando na Câmara e no Senado. Haddad está apoiando a proposta que foi criada pela Câmara, criada em foi 2019, pelo deputado Baleia Rossi (MDB).

O texto estabelece a substituição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um só, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), seguindo o modelo do imposto sobre o valor agregado (IVA). O economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), contribuiu para elaboração da proposta.

“Há uma discussão que já aconteceu, tem muito debate que já se realizou, duas propostas que estão chamando a atenção dos parlamentares, e nós entendemos que o caminho é chegar a um texto de consenso. E, se depender do governo, nós vamos votar no primeiro semestre a reforma tributária”, afirmou o ministro.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.