Caso aconteceu após gestores encontrarem informações sobre um grande rombo financeiro
O mercado do varejo vai dormir uma bomba nesta quarta-feira (11). O fato relevante é que, conforme foi divulgado há pouco pela Americanas, o CEO e o CFO recém empossados na diretoria da empresa renunciaram aos seus cargos.
De acordo com a Americanas, essa renúncia dupla deve-se ao questões financeiras já que foram encontradas “[…] inconsistências em lançamentos contábeis” em anos anteriores, incluindo o de 2022, com uma ordem de R$ 20 bilhões.
Ainda segundo a empresa, esse problema foram encontrados em lançamentos contábeis “redutores da conta fornecedores”, que são aquelas operações de financiamento de compras nas quais a companhia deve à instituições financeiras, sendo que, neste caso, as informações não estavam “adequadamente refletidas” no balanço.
A empresa ainda diz que o efeito caixa deve ser imaterial, mas diz que não é possível determinar o todo, uma vez que não é possível determinar todos os impactos na demonstração de resultado e no balanço patrimonial.
Vale lembrar que, desde a posse de Rial, o papel da empresa subiu 32%, mas também que, após a polêmica e as renúncias, valor de mercado da Americanas fechou a R$ 12 por ação, no fechamento desta quarta (11).
Foto: Divulgação/Salvador Shopping