Em entrevista ao Jornal eletrônico, valor Investe, Marcela Kawauti, economista-chefe da Prada Assessoria, afirmou que num curo prazo investidores estrangeiros podem pensar um pouco mais na hora de investir no Brasil.
Segundo ela o risco político deixou alguns investidores inseguros.
“Semana passada estávamos nas capas dos jornais internacionais porque a posse foi pacífica e com uma inédita e simbólica passagem de faixa em prol da democracia. Ontem, porém, saímos nas mesmas capas, mas com outro viés”, analisa Marcela. “Neste sentido, eu acho que o investidor estrangeiro não vai fugir em massa, mas vai ficar mais receoso”, destaca.
Para continuar atraindo dinheiro dos gringos, o Brasil precisa dar uma resposta firme ao terrorismo praticado em Brasília, mostrando a força e a solidez das instituições, dizem os analistas. “Vai depender da maneira como o ataque vai ser tratado pelas instituições, pois a punição vai ajudar a mostrar que a tentativa de golpe não vai para frente no Brasil”, afirma a economista da Prada Assessoria. “É preciso mostrar que o ocorrido não representa o país, mas um grupo específico de terroristas que serão punidos da forma correta”, reforça.
Num momento em que a bolsa brasileira já não vinha reagindo bem às incertezas em torno da política fiscal, o risco institucional, a depender das cenas dos próximos capítulos, agora pode adicionar ainda mais aversão ao risco no mercado local. “Já tínhamos a questão fiscal como um problema contratado, agora surge mais um ponto de atenção para o investidor estrangeiro”, diz Marcela.