quarta, 03 de julho de 2024
Euro 6.1086 Dólar 5.68

BOLSONARO NÃO PEDIU CIDADANIA ITALIANA, DIZ MINISTRO

Redação - 10/01/2023 14:42 - Atualizado 10/01/2023

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou nesta terça-feira, 10, que o ex-presidente Jair Bolsonaro não pediu cidadania do país. Boatos circulavam de que Bolsonaro poderia morar no país para não precisar retornar ao Brasil, onde é investigado em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração do ministro aconteceu após parlamentares de oposição terem questionado o governo sobre um possível pedido de cidadania italiana por parte do ex-presidente do Brasil. “O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro nunca pediu a cidadania italiana, e também existem as leis. Há pessoas que têm direito a solicitá-la, mas ele não a pediu”, afirmou Tajani à Rai Radio 1.

Bolsonaro poderia pedir a cidadania italiana já que seu bisavô paterno era de Anguillara Veneta, município do norte da Itália que concedeu cidadania honorária para o ex-presidente em 2021. Já seus avós maternos eram de Lucca, na Toscana.Há alguns anos, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filhos do ex-presidente, protocolaram seus pedidos de cidadania italiana na embaixada do país europeu.

Antes mesmo de deixar de ser presidente do Brasil e perder seu foro privilegiado pela primeira vez em mais de três décadas, Bolsonaro deixou o país e foi para os Estados Unidos. A sua presença no país já começa a ser contestada por deputados do partido Democrata.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.