sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5583 Dólar 5.1598

ALUNOS CRIAM EQUIPAMENTOS DE ANÁLISES CLÍNICAS A PARTIR DE SUCATAS

Redação - 10/01/2023 08:23 - Atualizado 10/01/2023

Projeto faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação.

Um grupo de estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, orientado por Pachiele Cabral, desenvolveu o projeto LSAC, um laboratório sustentável de análises clínicas. Segundo Kauany Santos, uma das integrantes da equipe, a ideia é trabalhada há anos. Ela explica que o intuito é utilizar esses resíduos para criar um laboratório eficiente e mais barato. Os aparelhos, que são feitos com lixos recolhidos pelos estudantes, apresentam, segundo a jovem cientista, um bom funcionamento.

Algumas ferramentas já foram criadas e testadas como, por exemplo, o homogeneizador sanguíneo, o cantador de manual de célula de defesa e o agitador de Kline. A equipe usou diversos materiais como carcaça de ventilador, motor, temporizador de tanquinho, cano de PVC, madeira, papelão, entre outros. O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, sendo um dos vencedores da 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba).

Para Pachiele, orientadora do LSAC, a proposta pode trazer benefícios para as escolas e para os laboratórios. “Queremos melhorar a acessibilidade de colégios pequenos que possuem o curso técnico de análises clínicas e, até mesmo, laboratórios que procuram algo com melhor custo-benefício”. A equipe LSAC conta com 13 componentes. São eles: Kauany Santos, Anderson Pinho, Jennifer Costa, Juliana Pereira, Matheus Cauã, Michele Silva, Rosângela Santos, Keyse Gordiano, Brenda Vitoria, João Marcos, Caroline dos Santos, Moniele Pereira e Tiago Santos.

Foto: Divulgação/Secti

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.