sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FILME DE CHICO LIBERATO NA TVE NESTA SEGUNDA-FEIRA

Redação - 09/01/2023 14:32 - Atualizado 09/01/2023

Nesta segunda- feira (09), às 20h30, a TVE exibe o filme ‘Ritos de Passagem’. Dirigido pelo artista plástico e cineasta Chico Liberato, que faleceu na última semana, em Salvador.

A obra se baseia em dois personagens que conformam o imaginário do sertão nordestino ainda nos dias de hoje, o Santo e o Guerreiro. Apesar de ser uma arte ficcional, o longa permite o acesso e debate à cultura brasileira e nossa história de formação.

Narrado no formato de animação, o filme constrói nas figuras do fervoroso personagem Santo e do batalhador personagem Guerreiro, os símbolos de esperança, justiça e libertação do povo, recorrentes na cultura nordestina do cordel.

O tema tratado diz respeito ao cenário sociocultural e mítico do sertão, uma realidade dura e centenária que define e molda os gestos, as escolhas, os conflitos, valores, códigos de ética, costumes, até a história do Brasil de hoje.

O projeto conta ainda com a presença de artistas renomados como Xangai, Jackson Costa, Margareth Menezes, Ingra Liberato e o autor da música tema, Elomar Figueira. 

SOBRE O FILME Ritos de Passagem é uma das produções escolhidas pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Filme ‘Ritos de Passagem’ na TVE

Segunda- feira (09), às 20h30

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.