sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

JEQUIÉ SOFRE PREJUÍZOS COM AS FORTES CHUVAS

Redação - 07/01/2023 08:20

No município de Jequié, os prejuízos também seguem sendo contabilizados. Depois da enchente que atingiu a região após a abertura das comportas da barragem da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), 1800 famílias foram afetadas e ainda precisam de doações.

Depois que o volume de água do Rio das Contas baixou, os estragos ficaram ainda mais visíveis.

Árvores caídas revelam a força da água. Dezenas de pessoas perderam móveis e objetos pessoais, além de terem tido as casas condenadas pela Defesa Civil do município e estarem desalojadas. À imprensa, moradores relatam que a única ajuda que receberam até o momento foi uma cesta básica, outros, nem isso.

Diante das dificuldades, as famílias pedem ajuda da Chesf, empresa responsável pela Barragem da Pedra. O escoamento feito pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco por causa das fortes chuvas aumentou o nível do rio e causou a inundação de algumas áreas, em 25 de dezembro.

A água atingiu prédios comerciais, casas e comunidades ribeirinhas. Mais de 30 mil pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pela enchente. Os prejuízos podem chegar a R$500 milhões. Para ajudar os microempreendedores, o governo do estado está oferecendo crédito a juros zero. Até o momento, mais de R$ 100 milhões já foram solicitados, segundo a TV Bahia.

Na última terça-feira (03) a Justiça determinou que a Chesf se responsabilize pelos prejuízos e preste assistência à população atingida pela enchente. A reportagem entrou em contato com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-Ba), responsável pela determinação, para saber qual o prazo de cumprimento das exigências feitas à empresa, mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.