O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (6) com 37 ministros do governo na primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato.
O encontro está marcado para as 9h30 no Palácio do Planalto. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), a primeira reunião de ministros dará a “partida” à nova gestão.
“O presidente Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, de certa forma um acolhimento de ministros e ministras, da partida do governo”, disse. “É um grande passo de início de governo.”. Entre os temas que devem ser discutidos estão a coordenação do governo, a situação das obras de cada ministério e as ações a serem tomadas, além da relação com outros entes federativos.
Segundo Padilha, os ministros também discutirão com Lula medidas que estão avaliando tomar nos primeiros 100 dias, a partir dos relatórios produzidos pelos grupos técnicos de trabalho da transição. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou à TV Globo que, na reunião, Lula “vai passar a mensagem que quer que os ministros trabalhem em equipe, garantam a transversalidade do governo”. “Todo mundo trabalhar junto”, declarou.
“Eu diria que é para organizar, motivar. O presidente está com muito entusiasmo, deu quatro dias para os ministros escolherem seus principais assessores e ele amanhã vai dizer o fluxo, as diretrizes, as prioridades. Ele quer, já em janeiro, viajar para pelo menos dois estados brasileiros para dar a largada naquilo que, para ele, é prioridade”, disse Costa.