quarta, 21 de maio de 2025
Euro Dólar

PESQUISA APONTA QUE NÚMERO DE ESTUDANTES BAIANOS QUE NÃO CONCLUEM CURSOS É O DOBRO DOS FORMADOS

Redação - 05/01/2023 08:30 - Atualizado 05/01/2023

Segundo números do Censo da Educação Superior de 2021, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o número de estudantes baianos que abandonam as faculdades, publicas ou privadas, é o dobro daqueles que concluem graduação.

A pesquisa levou em consideração dados sobre o ensino superior do país entre 2016 e 2021. Dos 565.950 estudantes baianos que ingressaram no ensino superior ao longo desses anos, 54.167 (9,5%) largaram a graduação antes de se formar; apenas 28.006 concluíram e 268.974 ainda estão matriculados.

Nas universidades públicas, 131,2 mil alunos ingressaram entre 2016 e 2021, mas apenas 4,8 mil se formaram. Os desistentes somam 8,7 mil. Nas faculdades particulares, dos 434.676 calouros,  45.401 desistiram da graduação ao longo dos cinco anos pesquisados e apenas 23.159 receberam o diploma. Nas duas modalidades de ensino, público e privado, desistentes são quase o dobro dos alunos  concluintes.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Ufba, Nancy Ferreira, analisa que para além da ampliação do acesso, as universidades públicas devem realizar um papel ativo para que os alunos não desistam da graduação. “Nós precisamos associar o ingresso dos estudantes na Ufba, através das diversas cotas, à manutenção desses alunos na universidade. Não basta apenas o estudante ingressar na sociedade. Nós precisamos garantir, como sociedade, a presença até o final do curso de graduação”, defende em entrevista ao Jornal Correio.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.