quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

APÓS DILMA, QUE ERA A MÃE DO PAC, BRASIL TEM AGORA RUI COSTA COMO PAI DO PAC

Redação - 05/01/2023 17:00 - Atualizado 06/01/2023

Dilma Rousseff recebeu a alcunha de “mãe do PAC”, mas só entregou 16% das obras. Rui Costa reclama da pecha de “pai do PAC”.


Após a ex-presidente Dilma Rousseff receber a alcunha de “mãe do PAC”, quando era chefe da Casa Civil,  e  coordenava o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), agora o Brasil passa a ter o “pai do PAC”, apelido dado nos corredores de Brasília ao ex-governador Rui Costa, atual Chefe da Casa Civil.  

 Costa já discute com assessores como será o desenho do novo PAC e delegou à Subchefia de Articulação e Monitoramento a missão de produzir um levantamento de todas as obras paradas que estão inscritas no programa. Na prática, Costa já definiu alguns objetivos nessa área, que devem reativar construções inacabadas, além de erguer creches e moradias populares pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Rui Costa não gosta da pecha de “pai do PAC”, que o aproxima do legado negativo deixado por Dilma nesta área, que só concluiu  no prazo previsto 16% das 29 mil obras anunciadas para os dois primeiros períodos do plano, de 2007 a 2010 e de 2011 a 2014, foram concluídas no prazo.

Além disso, o governo Lula ainda não definiu a quantidade de recursos que será destinada à reativação das obras para que o programa, sob a coordenação de Rui Costa, não tenha o mesmo destino da administração Dilma. O ministro da Casa Civil tem dito que sua função na gestão do novo PAC será apenas de “cuidar dos investimentos” e definir as prioridades, pois, segundo ele, é impossível “coordenar 100% das ações de cada ministério”.

“A Casa Civil não é executora do PAC, como não é executora do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). Quem executa as obras do PAC, do PPI e as eventuais concessões públicas é cada pasta. Uma obra de aeroporto não é feita pela Casa Civil. É feita pelo Ministério de Portos e Aeroportos”, disse Costa em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira, 2.

Embora a cifra de recursos do novo programa ainda não tenha sido definida, os ministros do governo Lula já se preparam para ter reuniões com o “pai do PAC” e garantir que parte do dinheiro seja destinado às prioridades de suas respectivas pastas. As informações são do jornal Estado de São Paulo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.