O município de Jussari no interior do estado da Bahia tem chamado atenção pelo expressivo volume de obras, ao ser procurado por nossa redação, o Prefeito Antônio Valete, aproveitou para fazer um balanço do seu sexto ano à frente da gestão municipal e ressaltou a importância da parceria junto a deputados estaduais, federais e ao governo do estado.
Para o Prefeito Valete o ano de 2022 foi um ano de colheita. “Quando assumi a gestão municipal há seis anos, encontrei um cenário desanimador, salários atrasados, convênios congelados, falta de crédito, sistema de saúde a beira de um colapso, entre outros. Sair desse cenário não foi nada fácil, começamos com o dever de casa, congelamos os salários dos secretários, vereadores, vice-prefeito e prefeito e começamos a honrar com os pagamentos dos fornecedores e colaboradores, construímos assim um cenário favorável para essa segunda gestão”.
Perguntado sobre o volume expressivo de obras o Prefeito ressaltou dois pontos principais, equipe qualificada para fazer os projetos e a parceria junto a deputados estaduais, federais e com o governo do estado. “Jussari possui pouco mais de seis mil habitantes é um dos menores municípios baianos, mas somos inovadores no quesito projetos, quando vamos buscar investimentos junto aos governos não vamos de mãos vazias, já cuidamos de toda a parte burocrática de responsabilidade do município e levamos os projetos prontos. A partir daí contamos com nossa articulação política junto aos nossos deputados e secretários de governo que são importantíssimos nesse processo, contamos ainda com a sensibilidade do Governador Rui Costa que, ao longo de toda gestão, nunca fez diferenciação entre os pequenos e grandes municípios”.
Atualmente Jussari conta com obras de infraestrutura que incluem pavimentação asfáltica da passagem urbana, calçamentos com paralelepípedos em vários bairros, construções do distrito de segurança, de uma escola modelo, de quarenta e sete unidades habitacionais para atender a comunidade atingida pelas chuvas de 2021, reforma e ampliação do Colégio Estadual Amélia Amado e requalificação da feira-livre. De acordo com o Prefeito Valete 2023 será um ano de muito trabalho. “O próximo ano será ainda mais desafiador e iremos trabalhar para buscar ainda mais investimentos, agora, junto ao Governador eleito Jerônimo Rodrigues. O que tem tirado o meu sono e de vários gestores regionais é o E-Social que pode vir a ser um problema para as gestões dos pequenos municípios”. Antônio Valete foi o primeiro prefeito a conseguir o feito de uma reeleição no município de Jussari, que possui trinta de sete anos de emancipação política.