Natural de Apiaí, região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, a contadora, pós-graduada em Auditoria e Contabilidade Gerencial Suzana Talita Martins Wiltemburg,38, participa há 15 anos de uma iniciativa chamada Construtoras do Amanhã, que funciona como um espaço de trocas e acolhimento entre as mulheres,
e uma forma de abordar a equidade de gênero e a representatividade feminina nas organizações e na sociedade. Vale lembrar que a promoção da equidade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendido pela Organização das Nações Unidas.
Além do grupo Construtoras do Amanhã, a InterCement tem outra iniciativa voltada para a valorização das mulheres na construção. Trata-se do projeto “Mulheres que constroem”, na cidade de Campo Formoso, na Bahia. Ainda em fase piloto, a ideia é capacitar 650 mulheres que moram na cidade para trabalharem em futuras vagas da InterCement ou em outras empresas da região. Um dos diferenciais da iniciativa é que a empresa não está focando somente em formar futuras colaboradoras para trabalhar em suas fábricas de cimento, mas desenvolver e capacitar as mulheres para que elas possam ter melhores empregos nas cidades em que a InterCement atua.
Para atender as diferentes necessidades das participantes, a empresa dividiu o programa em três frentes. Formação de base para quem precisa terminar o ensino médio, oficinas profissionalizantes em diversas áreas para quem já tem o ensino médio completo e levantamento de oportunidades abertas para quem já tem alguma capacitação na área. Em parceria com a Alicerce Educação, a InterCement Brasil vai capacitar as 650 mulheres que se inscreveram para participar do programa. Assim que elas estiverem prontas para o mercado de trabalho, a empresa vai mapear as oportunidades abertas na fábrica de Campo Formoso e nas demais cidades em que atua.