Começa hoje o velório do Papa Bento XVI o primeiro a renunciar ao cargo em 600 anos, na Basílica de São Pedro. Logo nas primeiras horas da manhã, milhares de católicos começaram, a se despedir do Papa.
O templo, localizado no Vaticano, foi o local escolhido para o velório de três dias do ex-pontífice, que morreu aos 95 anos. O público poderá prestar homenagens até a próxima quarta-feira. Morto no último sábado, ele será enterrado na quinta-feira, após funeral na Praça de São Pedro.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, é uma das pessoas que estiveram presente na solenidade. No dia da morte do alemão, ela publicou uma mensagem em suas redes sociais relembrado o legado do religioso. “Bento XVI foi um gigante da fé e da razão. Pôs a sua vida ao serviço da Igreja universal e falou, e continuará a falar, aos corações e às mentes dos homens com a profundidade espiritual, cultural e intelectual do seu Magistério”, escreveu ela em um post no Twitter.
Em nota, a Igreja informou que o corpo de Bento XVI permaneceu no mosteiro Mater Ecclesiae, onde ele vivia desde que renunciou ao trono de São Pedro em 2013, até esta segunda, quando foi levado para a Basílica de São Pedro e já pode ser visitado por fiéis a partir das 9h (5h no Brasil). O espaço também ficará aberto das 7h às 19h, hora local, na terça e na quarta.
O funeral, afirmou a instituição, será na quinta-feira, com uma missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. A cerimônia, marcada para começar às 9h30 (5h30 no Brasil), será a primeira vez na História milenar da Igreja católica que um Papa em exercício presidirá o funeral de um Pontífice emérito. De acordo com o porta-voz da Santa Sé, os rituais serão “solenes, mas sóbrios”, e terão a presença das delegações oficiais da Itália e da Alemanha, país natal de Bento.