sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

SENADOR JEAN PRATES DEVE SER O NOVO PRESIDENTE DA PETROBRAS

Redação - 30/12/2022 17:00 - Atualizado 30/12/2022

Critico da atual política de distribuição de dividendos, o político era o favorito para assumir o cargo desde o período da transição

Por Tácio Caldas

O anúncio da indicação do político que deverá assumir o cargo de presidente da maior estatal brasileira aconteceu nesta sexta-feira (30). Agora, após nomeação feita pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o nome do senador deve ser aprovado pelo conselho de administração da empresa.

Essa indicação também foi transmitida no twitter de Lula (PT). ” Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, informou o presidente eleito.

Durante o período da transição, o senador foi o coordenador da pasta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e era o responsável por dar declarações sobre o futuro da estatal no futuro governo. Vale lembrar que Prates é defensor de uma mudança na política adotada pela Petrobras para a definição do preços dos combustíveis.

Isto porque, este assunto, um dos mais discutidos na campanha eleitoral de Lula (PT), atualmente leva em consideração o preço internacional do petróleo e, por isso, os preços dos combustíveis no Brasil constantemente tem disparado ao longo dos últimos anos devido ao aumento na cotação internacional do petróleo provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

O senador defende também que o Brasil tire vantagem da sua autossuficiência na exploração do petróleo e do refino, que está perto, para que a empresa possa oferecer aos consumidores e às empresas brasileiras um preço de combustível mais competitivo.

É bom lembrar que atualmente em queda, o custo foi reduzido por causa de uma política do Governo Federal, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), que zerou os impostos federais sobre os combustíveis.

Foto: Ricardo Stuckert/Lula/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.