Ex-jogador estava internado há um mês e morreu na quinta-feira (29).
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), apresentou uma moção de pesar pela morte do futebolista Edson Arantes do Nascimento, aos 82 anos. Conhecido mundialmente como Rei Pelé, o ex-jogador estava internado há um mês no Hospital Albert Einsten, em São Paulo.
No documento, Adolfo Menezes também recordou que o atleta marcou 1283 gols em 1363 jogos oficiais e não oficiais, tornando-se um recordista do Guiness Book. Ao alcançar o milésimo gol, na noite de 19 de novembro de 1969 contra o Vasco da Gama, no Maracanã, Pelé dedicou a conquista histórica às crianças e pediu às autoridades que olhassem por elas, pelos anciãos e pelas pessoas que passavam fome.
Nascido no município de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé foi coroado Rei do Futebol aos 17 anos de idade pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, um cronista apaixonado pelo futebol. Ao longo da sua trajetória, Pelé foi nomeado Embaixador Mundial do Futebol, foi ministro do Esporte do governo Fernando Henrique Cardoso e presidente honorário do New York Cosmos, clube pertencente ao conglomerado Warner Brothers Corporation.
Em sua moção, Adolfo Menezes ainda ressaltou a carreira do Rei Pelé, que começou nos infantis do Bauru Atlético Clube, o “Baquinho”, e começou a deslanchar no Santos Futebol Clube, aos 15 anos. “Aos 16, já estava na Seleção principal do Brasil, onde foi vencedor de três das quatro Copas do Mundo que disputou. Até hoje, foi o único a ganhar três copas como jogador”, frisou. Além das conquistas pela Seleção Brasileira, Pelé conquistou, jogando pelo Santos, o título de campeão nos anos de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968. Além disso, levantou a Taça Libertadores e o Mundial Interclubes em 1962 e 1963.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA