O presidente eleito, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os futuros ministro Ana Moser e Silvio Almeida celebraram o legado esportivo deixado por Pelé
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva utilizou as suas redes sociais nesta quinta-feira (29) para fazer uma homenagem a Pelé, que morreu em São Paulo. Na publicação, Lula informou que foi um privilégio para ele ter visto o Rei do Futebol ao vivo, no Pacaembu e no Morumbi, além de exaltar o que o Pelé pelo Brasil ao levar o nome do País para o mundo.
Quem também prestou uma homenagem a Edson Arantes do Nascimento foi a futura ministra do esporte, a ex-atleta do vôlei brasileiro, Ana Moser. Ela, com suas palavras, reforçou as afirmações do presidente eleito do Brasil.
Moser declarou que Pelé é “sinônimo de Brasil” e disse que ele era um personagem maior do que o próprio futebol, já que o Brasil é conhecido como o país do esporte por causa do Rei. Ela ainda afirmou que acha difícil de surgir um outro atleta como o Edson Arantes do Nascimento.
Outras figuras públicas e políticos também fizeram declarações. Entre eles estavam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), que teve Pelé como ministro do Esporte, e o futuro ministro dos Direitos Humanos de Lula, Silvio Almeida.
FHC usou suas redes sociais para falar sobre o falecimento do Pelé. “Com a mais profunda tristeza, recebo a notícia da morte de Pelé, incontestável símbolo de nossa nação, motivo de orgulho para todos nós. Além de ter sido consagrado como uma lenda do esporte mundial, Pelé foi homem público exemplar, leal a seus princípios, valores e ao nosso país. Perdemos todos com sua partida”, afirmou o ex-presidente.
Já Silvio Almeida, também por suas redes sociais, contou que foi o Rei do Futebol que fez ele gostar do Brasil. “Pelé foi a primeira coisa que me fez gostar do Brasil. Ver um homem negro e brasileiro, como eu, sendo indiscutivelmente o melhor no que fazia me fez acreditar que apesar de tudo, havia algo em que acreditar. Ele foi o sonho que se fez matéria. Obrigado, Pelé, obrigado Rei!”, declarou Almeida.
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Lula