quarta, 15 de maio de 2024
Euro 5.5982 Dólar 5.1703

JORNALISTA NA SECULT NÃO AGRADA CLASSE ARTISTICA

Redação - 29/12/2022 09:20 - Atualizado 29/12/2022

Contrariando a preferência da classe artística, o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou oficialmente o jornalista Bruno Monteiro como titular da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult),

nesta quarta-feira (28), no auditório da Desenbahia. O anúncio foi feito junto com a divulgação de mais cinco titulares que farão parte da nova gestão estadual.

A nomeação acontece na contramão do esperado por integrantes do setor cultural, que tentaram convencer Jerônimo a indicar a vereadora Maria Marighella (PT) para a pasta. O favoritismo se deve à experiência dela em gestão cultural e à carreira artística.

Além das manifestações de artistas nas redes sociais, a Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA) tinha enviado carta ao governador eleito onde sugeria, através de  lista tríplice, o nome de três artistas com experiência em gestão cultural, para ocupar a Secult: Maria Marighella; Orlando Senna, gestor cultural, ex-diretor geral da TV Brasil/EBC e ex-diretor do Centro Cultural Dragão do Mar,  em Fortaleza (CE), e Pola Ribeiro, gestor cultural, ex-diretor Geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e ex-Secretário Nacional do Audiovisual do Minc [Ministério da Cultura].

Nesta quarta, a vereadora comentou com a reportagem a escolha de Jerônimo e parabenizou o futuro titular da Secult. “[Dou] votos de sucesso e de que seja um ciclo de avanços nas políticas públicas para a cultura da Bahia, essa riqueza do nosso povo”. Ela também afirmou ter ficado comovida “com a mobilização coletiva que nos apresentou como representação da cultura. A certeza é de que seguiremos juntos, mais fortes pela mobilização, organização coletiva, em defesa da cultura, com participação cidadã”, acrescentou.

Já o escolhido pediu que opiniões sobre ele sejam desenvolvidas a partir do trabalho que fará na Secult e disse que está disposto a dialogar com todos setores. “Conversei com [a futura] ministra [da Cultura] Margareth Menezes e a gente vai trabalhar muito, vamos andar de mãos dadas”, afirmou Bruno Monteiro.

(Foto: Divulgação)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.