Município do interior da Bahia ficou inundado após aumento da vazão da Barragem de Pedra, no Rio de Contas, de responsabilidade da CHESF
Por: Douglas Santana Ferreira
Após a cidade de Jequié ter ficado inundada, com reclamações do prefeito Zé Cocá pelas destruições causadas no município, o Governo da Bahia anunciou nesta quarta (28) que vai avaliar a responsabilidade da Companhia Elétrica do São Francisco (CHESF), no tema.
De acordo com o governo, uma das hipóteses é que o aumento da vazão da Barragem de Pedra, no Rio de Contas, de responsabilidade da CHESF, tenha contribuído com a inundação em Jequié. A força das águas causou destruição na cidade, impactando a vida dos moradores e comerciantes locais.
“Nós já determinamos que a PGE (Procuradoria Geral do Estado) procure meios legais, estudando a forma para que a Chesf possa responder pelo que está acontecendo nesses últimos períodos de chuvas, porque nós entendemos que é preciso uma maior responsabilidade sobre a gestão das águas da Barragem da Pedra”, afirmou o futuro governador Jerônimo Rodrigues (PT), em visita ao município.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Prefeitura de Jequié estimam que a enchente tenha causado um prejuízo de cerca de R$ 100 milhões em todo o comércio da região.
Foto: Joemerson Reis/Prefeitura de Jequié