sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

CHUVAS AFETAM FORNECIMENTO DE ENERGIA NO SUDOESTE DA BAHIA

Redação - 27/12/2022 10:40 - Atualizado 27/12/2022

Mais do que prejudicar a estrutura de residências e desabrigar pessoas, as chuvas fortes registradas nos últimos dias fizeram o município de Mirante, no sudoeste da Bahia, ficar ilhado desde a última sexta-feira (23).

Para muitas famílias, o Natal foi de dor e sofrimento pelos rastros da destruição. Três crateras se abriram na BA-640, que dá acesso a cidade, e forçou a interdição do trecho, deixando Mirante isolada enquanto ainda é acometida pelo alto volume de chuva.

O trecho, no entanto, foi liberado no final da tarde de ontem. Por lá, de acordo com a prefeitura, choveu 260mm. Para se ter uma ideia, a previsão era de, no máximo, 80 mm para todo o mês de dezembro. Outro efeito disso são três barragens da região que acabaram transbordando. O prefeito da cidade, Wagner Ramos (PSD), confirma os problemas e conta como as famílias estão recebendo assistência em meio à enchente. “As chuvas já têm quase uma semana. No entanto, as maiores pancadas foram entre sexta e sábado, quando os problemas começaram a surgir. Não temos um número exato por conta da falta de comunicação, estimamos 40 famílias desabrigadas na região por causa da água”, conta o gestor.

Os estragos causados pelos temporais tem gosto de “déjà vu” para os moradores de Mirante. Em 6 de janeiro deste ano, a cidade entrou na lista de municípios em estado de emergência. Na época, eram 164 cidades. Com a nova leva de precipitações, 106 foram afetadas e decretos de situação de emergência estão em vigor em 81, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 24.758 pessoas estão desalojadas e 2.212 desabrigadas na na Bahia.

Além do perímetro urbano de Mirante, o povoado do Areião e das comunidades de Jibóia, Barreiro e Gavião sofrem com o volume de água. “Além da falta de fornecimento de energia e internet, a gente não tem como chegar nesses locais por terra”, afirma o prefeito.

Para prestar assistência às famílias do povoado e das comunidades, a prefeitura tem contado com apoio das equipes do GRAER para levar alimentos e medicamentos até os locais ainda isolados. Procurada, a Coelba afirmou que a falta de energia só aconteceu no Areião. Em nota, afirmou que está ampliando a sua capacidade de atendimento para a região sudoeste da Bahia.

Em Jequié, uma das maiores cidades da região, os festejos natalinos foram suspensos depois que parte da cidade ficou debaixo d’água no dia do Natal. Bombeiros resgataram 268 pessoas e 25 animais que estavam isolados. Cerca de 500 pessoas estão desalojadas.

Foto: (Foto: Divulgação)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.