A privatização da Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, que está com os estudos avançados e deveria ser concluída em 2023, corre o risco de não se realizar.
A Codeba, que administra os Complexos Portuários de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, é uma empresa pública federal, de capital fechado, dividido por ações, sob o controle da União, e vinculada ao Ministério da Infraestrutura e sua privatização foi qualificada na 14ª Reunião do Conselho do PPI – Programa de Parceria de Investimentos por meio da Resolução nº 145, de 2 de dezembro de 2020, convertida no Decreto nº 10.635, de 22 de fevereiro de 2021.
O problema é que o futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que é do PSB, afirmou nesta quinta-feira (22) que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai abandonar o processo de privatização do porto de Santos. E isso seria o primeiro sinal de que as privatizações dos portos seriam suspensas
Ainda não se sabe quem será o nome escolhido para comandar a Codeba, mas fontes próximas as PSB da Bahia, quem tem a deputada Lídice da Matta como principal liderança, afirmam que o partido vai reivindicar o cargo.