Ainda faltam 16 dos 37 ministérios que vão compor o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A pasta do Meio Ambiente é aquela que nesse momento está mais perto de uma resolução.
Lula tem insistido para que a deputada federal Marina Silva da Rede de Sustentabilidade assuma o posto depois que a senadora Simone Tebet (MDB) aceitou o convite, porém pediu aval da Marina antes. Lula deve ter uma reunião com Marina nas próximas horas para que o acordo seja formalizado. Segundo informações da TV Globo Marina Silva deve aceitar o convite.
O caminho de Tebet: A senadora Simone Tebet, do MDB, terá um espeço no futuro ministério de Lula. Resta saber o qual. O Planejamento é uma das opções. Mas ela tem resistido à essa possibilidade. A TV Globo também apurou que o Ministério das Cidades chegou a ser pensado para Simone Tebet, mas Lula não chegou a oferecê-lo para a senadora.
As conversas avançam para que Cidades vá para a bancada do MDB da Câmara. Ou ainda para o União Brasil. Na lista dos ministérios que ainda não têm titulares oficializados estão também Integração Nacional e Minas e Energia. Fontes ligadas ao governo eleito indicam que o deputado Elmar Nascimento, do União Brasil, que foi relator da PEC da Transição, deve assumir o primeiro, Integração. E Minas e Energia pode ficar com Alexandre Vieira, do PSD de Minas Gerais.