Luiz Inácio Lula da Silva deixou para a reta final da formação de seu ministério a decisão sobre a pasta a ser ocupada por Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar na corrida presidencial e teve papel importante na campanha durante o segundo turno.
Os dois devem se encontrar nesta sexta-feira para uma conversa a sós, em que o presidente eleito tentará convencer Simone a aceitar a pasta do Meio Ambiente, a do Planejamento ou talvez até a de Cidades.
Por incrível que pareça, será a primeira vez que os dois se encontram desde a eleição. Segundo aliados da senadora do MDB pelo Mato Grosso do Sul, a última vez em que Lula e Simone se falaram foi no dia do segundo turno, em cima do palanque da avenida Paulista em que ele fez o discurso da vitória.
Depois disso, não se viram mais e nem trocaram telefonemas, apesar de ela ter trabalhado na transição, no grupo do Desenvolvimento Social. Aliás, a pasta que distribui o Bolsa Família e outros benefícios era a preferida de Simone, mas o PT a reivindicou para o senador e ex-governador do Piauí Wellington Dias.
Na conversa em que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tentou convencê-la a aceitar o Meio Ambiente, na última segunda-feira (19), Simone disse que não se via atuando em outro ministério e afirmou que não teria problema em ficar de fora do governo se fosse o caso.