sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

NÍSIA TRINDADE JÁ COMEÇA A MONTAR EQUIPE NA SAÚDE

Redação - 22/12/2022 13:20

Escolhida pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério da Saúde, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, já começou a montar a sua equipe para o segundo escalão da pasta.

De acordo com aliados, Nísia aguarda apenas o anúncio de Lula confirmando sua indicação para o comando do ministério para, em seguida, confirmar os demais nomes da pasta.

A lista de selecionados inclui a professora da USP Ana Estela Haddad, casada com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A intenção é que Ana Estela assuma o que pode ser uma nova Secretaria de Saúde Digital –atualmente a estrutura é um departamento da pasta. Na última segunda-feira, Ana Estela participou de uma reunião com membros da transição da área da Saúde, incluindo Nísia, e falou sobre saúde digital. A professora, que atua na área da odontologia, já foi Diretora de Gestão da Educação na Saúde na pasta entre 2005 e 2012.

Apesar de já ter seus nomes favoritos, aliados consideram que ainda haverá uma larga distância para que a futura ministra consiga de fato nomear seus escolhidos. Isso porque forças partidárias até agora alijadas do comando do cobiçado ministério pressionarão por maior participação na pasta. A leitura é que dificilmente Nísia conseguirá ter um ministério de “porteira fechada”, no qual defina todos os cargos sem concessões.

O ex-secretário executivo da Casa Civil durante o primeiro governo Lula, Swedenberger do Nascimento Barbosa, é outro na lista dos sonhos de Nísia. Ele tem preferência para ser o número 2 da pasta, chefiando a secretaria-executiva do Ministério da Saúde. Barbosa é doutor em ciências da Saúde pela UnB e assessor na Fiocruz-Brasília. O atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, está cotado para assumir a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Fernandes foi uma das principais lideranças na área da saúde durante a pandemia de Covid-19, marcando oposição às medidas tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro.

Outros nomes são citados por aliados como possíveis membros da equipe dos sonhos de Nísia: Helvécio Miranda, na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES); Carlos Gadelha, para a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (Sctie); Isabela Pinto, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).(O Globo)

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.