Após anúncio do governador Jerônimo Rodrigues, Bacellar segue no cargo de secretário do Turismo.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (19), os primeiros secretários do novo governo do estado; dentre eles, Maurício Bacellar, atual secretário do Turismo. Para Roberto Duran, presidente Conselho Baiano de Turismo (CBTur), o trade turístico encarou a nomeação de Bacellar de forma esperançosa pois, dessa forma, o secretário terá condições de dar continuidade ao turismo no estado.
“Nada poderia ter sido melhor. Turismo precisa de ações continuadas – estou feliz e aliviado com a continuidade de Maurício Bacellar”, afirma. O atual presidente do CBTur ressalta ainda que todas as ações do turismo são de médio e longo prazo. “Se o gestor não tem a oportunidade de o fazer adequadamente, com este tempo, fica prejudicada sua atuação”, finaliza.
Em entrevista ao Bahia Econômica, Silvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba) explicou que, com a nomeação de Maurício Bacellar, existe uma boa expectativa. Segundo ele, o setor espera que o secretário tenha dotação orçamentária financeira para realizar as necessidades que as zonas turísticas necessitam.
“Alguns anos atrás a dotação era de 0.54 do orçamento, hoje não chega a 0,14. Mal dá para o custeio da folha. Estamos sem dinheiro, para promoção, marketings e publicidade”, afirma o presidente da Fehba. Pessoa também pontua que a insegurança pública é outro problema a ser resolvido, tento em vista que atrapalha tanto no movimento dos turistas quanto dos próprios baianos.
De acordo com Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), o secretário Maurício Bacelar está fazendo um trabalho com seriedade e compromisso. “Foi uma importante decisão do governador eleito a recondução no cargo de Secretário. Turismo é feito com planejamento. A permanência no cargo possibilitará uma assertividade maior nas ações que estão sendo desenvolvidas. A Bahia necessita se consolidar como principal destino turístico e ter uma continuidade no Planejamento do turismo é fundamental” finaliza.
Perfil do Secretário
Nascido em Esplanada-BA, zona turística da Costa dos Coqueiros, Luís Maurício Bacellar Batista é engenheiro civil de formação e iniciou a experiência com gestão pública nos anos 1980. Foi diretor técnico do Complexo Petroquímico de Camaçari – Copec; secretário de Obras no município de Dias d’Ávila; secretário de Habitação e Infraestrutura de Camaçari e diretor geral do Detran-BA. Antes de assumir a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), estava na direção geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab. À frente da Adab, elegeu a Educação e a integração do governo com produtores como principais ferramentas de conscientização sobre as ações da autarquia em prol da defesa agropecuária.
Foto: Divulgação/Setur