quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

FEIRA DE SANTANA REGISTRA NOVO CASO DE MENINGITE MENINGOCÓCICA

Redação - 19/12/2022 14:08 - Atualizado 19/12/2022

Nesse domingo (18), a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, divulgou um novo paciente diagnosticado com meningite meningocócica. A informação, também foi confirmada pela Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O paciente, de 41 anos, está internado no Hospital Geral Clériston Andrade desde o último sábado, 17.

“Nós já identificamos todos os contatos domiciliados, a quimioprofilaxia já está sendo disponibilizada, e essas pessoas permaneceram sob vigilância e monitoramento da equipe de referência da vigilância epidemiológica”, explicou a coordenadora da Vigilância, Carlita Correia, alertando que os casos de meningite meningocócica (bacteriana), podem ter uma evolução muito rápida, levando à morte.

Causada pela bactéria Neisseria meningitidis, a doença pode provocar a infecção das membranas que recobrem o cérebro, além de, na forma mais grave, atingir a corrente sanguínea e, consequentemente, causar uma infecção generalizada.

O público-alvo foi expandido depois de um aumento de casos da forma bacteriana no estado. Até setembro, houve um aumento de registros de 136%, o maior do Brasil. O estado é seguido por Espírito Santo (103,6%), Rio de Janeiro (55,5%) e Minas Gerais (1,31%). Os dados levam em conta uma comparação com o ano de 2021. 

Principais sintomas:

Os principais sintomas da meningite bacteriana costumam aparecer em pouco tempo. Entre eles estão: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade de encostar o queixo no peito, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).

Em bebês, os sintomas mais comuns são: moleira tensa ou elevada, gemido quando tocado, inquietação com choro agudo e rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo mole.

Formas de prevenção

Diferente da meningite viral, a meningocócica pode ser prevenida através da vacinação. Conforme a Sesab, duas vacinas são oferecidas nos postos de saúde, a meningocócica tipo C (conjugada) e a ACWY. A conjugada para pessoas de 1 ano de idade até 19 anos. Já a ACWY estará disponível na rede pública, até junho de 2023, para os adolescentes de 11 a 14 anos. 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.