Pesquisa da Febraban mostra otimismo dos brasileiros com relação a economia
2023 deve ser um ano melhor para o bolso dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Observatório Febraban, da Federação Brasileira de Bancos. Mais da metade da população (56%) acredita que terá menos dívidas no próximo ano em relação a 2022.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, com a participação de 3 mil pessoas nas cinco regiões do país. Quem mais acredita que 2023 será melhor financeiramente são os jovens de 18 a 24 anos (64%).
Já os mais velhos (49%), com 60 anos ou mais, não estão com a expectativa alta. Enquanto 28% dos entrevistados acham que a mudança de ano não diminuirá as dívidas.
Ainda de acordo com a pesquisa, 60% afirmaram que a economia brasileira está se recuperando, apesar da pandemia. 23% acham que o cenário será melhor no próximo ano, 9% dizem não ter sofrido impacto financeiro e 3% não enxergam uma perspectiva de mudança.
No ranking de aspectos da vida pessoal com mais chance de melhorar em 2023, as finanças ocupam o primeiro lugar, com mais de 36% da escolha dos entrevistados. Em segundo lugar, vem a saúde física (28%). Trabalho ou emprego ocupa a quarta posição, com 23%. Relações interpessoais (16%), lazer e entretenimento (12%) e moradia (10%).
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil