sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VIAGEM SEGURA NAS FÉRIAS! FIQUE DE OLHO NA MANUTENÇÃO VEICULAR

Redação - 18/12/2022 09:00

Quando o calendário aponta o mês de dezembro, o corpo já pede descanso e, para quem tem criança em casa, o período de férias escolares é a época ideal para uma boa viagem em família.

Há quem se organize com antecedência e há quem encare uma aventura de última hora para espairecer e apreciar novos ares. Ainda que o veículo não apresente problemas ou necessidade de manutenção, pegar estrada sem uma vistoria prévia não é uma boa ideia, conforme orienta o engenheiro e professor do curso de Engenharia daUnime, José Júnior. “Em todos os casos, estar atento às condições do veículo é fundamental para garantir um percurso tranquilo sem surpresas e gastos indesejados”, destaca.

Na lista básica de inspeção, o especialista destaca:

  • Documentação: portar habilitação é lei e deve ser respeitada. Portanto, deve-se conferir data de vencimento da CNH, bem como as condições de uso do seguro automotivo, caso possua.
  • Pneus: a base do veículo não pode ficar de lado pois é responsável por manter a aderência ao solo. É fundamental conferir a calibragem. Então, nada de pneu careca e estepe inutilizável.
  • Alinhamento e balanceamento: ninguém quer desconforto pelo caminho, sendo assim é preciso garantir que a direção esteja equilibrada, sem vibrações, o que também contribui para a economia do combustível.
  • Bateria e faróis: manter o sistema de iluminação em dia, pode salvar vidas, já que a falta de luminosidade é um dos fatores que gera acidentes nas estradas. Além, é claro, de evitar que uma multa seja aplicada por falta de funcionamento das luzes indicativas.
  • Óleo e fluídos:  responsável pela lubrificação do motor, a troca de óleo deve ser avaliada e feita por um especialista, se necessário. Os fluídos merecem a mesma atenção, tendo em vista que são responsáveis por manter a temperatura do motor.
  • Freios: a falha do sistema de freios pode causar um grande acidente. Antes de partir é imprescindível que realizar a revisão das pastilhas, dos discos e do tambor.

O especialista aponta que a revisão veicular nada mais é que uma análise sobre o atual estado do automóvel e tem como objetivo aumentar a vida útil de peças e acessórios.

Para saber qual é o período certo para realizar a manutenção preventiva, é preciso ficar de olho nas recomendações das fabricantes expostas no manual do proprietário para garanta uma viagem tranquila e segura. A avaliação também pode contribuir para a prolongação do tempo de vida estimado do seu veículo. Assim feito, é correr para aproveitar, apertar o cinto de segurança e pé na estrada!

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.