segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5606 Dólar 5.1588

COPA 2026: QUAL O MELHOR MOMENTO DE SE PLANEJAR

Redação - 18/12/2022 14:00

O atual torneio mundial de futebol está com os dias contados. Até o momento, foram muitas emoções, gols, bolas na trave, risadas, choros, e a final ainda reserva grandes momentos.

O renomado torneio reúne torcedores de todo o mundo, mas é preciso planejamento para acompanhar tudo de perto. E apesar de faltar pouco mais de três anos para a 23ª edição do evento esportivo – mesmo que ainda pareça muito tempo – é bom começar a se  preparar para aproveitar cada dia da Copa de 2026. Como adiantado pela FIFA, o evento terá algumas mudanças no formato e será realizado em 16 cidades de três países diferentes: Estados Unidos, México e Canadá. Pensando nisso, o Hurb, empresa de tecnologia que tem a maior plataforma de viagens online do Brasil, dá dicas de como se planejar para assistir aos jogos e aproveitar cada segundo nesses países. Confira abaixo:

Estados Unidos

Depois de 32 anos, os Estados Unidos voltam a receber o campeonato, dessa vez, dividindo os holofotes com os dois países vizinhos. Os EUA terão onze cidades-sede do evento, sendo elas: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York.

Na viagem para os Estados Unidos, para ter um bom planejamento, é importante se atentar às despesas com os ingressos dos jogos, preços de passagens, hospedagem e gastos com as viagens internas pelo país, que concentra a maioria das partidas. Aproveitar a queda do valor da moeda para fazer a troca cambial pode ser uma ótima ideia para evitar gastos extras no futuro. “Passagem aérea e hospedagem são itens que quanto maior a antecedência, menor o preço. Portanto, comece a pesquisar com um ano de antecedência. Fique atento às penalidades e tarifas não reembolsáveis. Por se tratar do maior evento esportivo do mundo e em países com ótima conectividade, os preços serão mais altos mesmo com antecedência. Prepare-se desde já reservando mensalmente uma quantia para poder comprar assim que os lugares estiverem disponíveis. Esse pensamento deve se estender aos dólares, que serão utilizados nas despesas diárias, refeições e compras”, explica Paulo Pimentel, diretor de Travel Suppliers do Hurb.  Vale lembrar que para entrar no país é necessário ter um visto válido. Quem não tem, deve procurar a embaixada americana no Brasil e agendar a entrevista previamente.

No tempo livre existe a possibilidade de conhecer os pontos turísticos nas diferentes cidades. Em Los Angeles, é possível conhecer a Universal Studios Hollywood, local que traz em sua memória importantes gravações de filmes. Já em Nova York, a impressionante Estátua da Liberdade é um ponto imperdível. Localizada na ilha de Liberty, os viajantes chegam ao monumento usando as balsas que partem do Battery Park, ao sul da ilha de Manhattan.

México

Tornando-se o país que mais sediou a competição, o México receberá pela terceira vez o tão aguardado mundial em 2026, após 1970 e 1986.  Para a próxima edição, o país terá três cidades-sede, sendo elas: Guadalajara, Monterrey e Cidade do México. Para os viajantes que forem assistir aos jogos em todos os países, é importante lembrar que existe uma diferença de moeda. No México, a oficial é o peso mexicano.

“Considere utilizar a mobilidade urbana ao seu favor. Se hospedar em hotéis fora dos centros, mas com acesso fácil ao transporte público – metrô e ônibus – sempre é mais barato. O planejamento em dólares norte-americanos vai garantir a compra de pesos mexicanos e de dólares canadenses, que podem ser trocados no destino”, afirma o diretor. Outro ponto para ficar atento é que o país passou a exigir visto, assim como os EUA. Contudo, quem tiver o documento americano válido terá a entrada facilitada. Já aqueles que não possuem visto, precisam procurar a embaixada mexicana e seguir o passo a passo para liberação dele. 

Durante as brechas do calendário oficial da disputa, é interessante desfrutar do que há de diferente nas cidades e para ficar submerso na cultura do país, conhecer a história local é um bom ponto de partida. Para começar, a excursão noturna na Cidade do México leva aos locais mais emblemáticos da região. O Palácio de Bellas Artes, o Palácio Nacional e a Catedral são pontos turísticos que atraem centenas de turistas e chamam atenção por serem importantes obras da arquitetura hispano-americana e Patrimônio da Humanidade desde 1987.

Outro lugar rico em história e cultura são as Pirâmides de Teotihuacan, também conhecida como a Cidade dos Deuses. Elas fazem parte da sagrada metrópole de uma civilização pré-asteca,  situada 50 km a nordeste do centro da Cidade do México.

Já em Guadalajara, os turistas podem conhecer a Cidade Velha, área originalmente colonizada por povos indígenas de várias aldeias diferentes, que se tornou a bela cidade moderna que conhecemos hoje.

Canadá

Será a primeira vez que o País sediará uma Copa. O evento acontecerá em duas cidades: Vancouver e Toronto, cada uma com suas peculiaridades. “Uma Copa em mais de um país, como foi o caso de Coréia e Japão, possui um atrativo a mais que é poder viajar entre os países e conhecer mais destinos em uma só viagem, otimizando o investimento. Fique muito atento sobre a questão do visto de entrada em cada país. Mesmo tendo visto norte americano, México e Canadá também exigem o visto, cada um com as suas regras de emissão. Atenção também à validade do visto, quantidade de entradas, inclusive ao número páginas em branco necessárias no passaporte para receber os carimbos. Não esqueça de um seguro viagem que pode poupar o seu dinheiro em despesas médicas, que costumam ser bem altas na América do Norte e, claro, programar passeios e atividades para tornar sua viagem mais completa ”, comenta Paulo Pimentel.

Toronto é o centro financeiro e a maior cidade do Canadá. Localizada na porção leste do país, às margens do lago Ontário, a cidade dispõe de vários programas culturais que percorrem os principais pontos turísticos, como a Torre CN. Já Vancouver, situado na costa oeste do país, chama a atenção pela urbanização que se integra à natureza. A cidade concentra grande parte das ilhas, montanhas, florestas e cachoeiras do Canadá. O passeio pela cidade com vistas de mirantes de tirar o fôlego é uma boa opção de passeio para fazer no tempo livre.

A Copa do Qatar ainda nem acabou, mas uma coisa é certa: começar a se planejar desde já é a melhor opção para quem quer desfrutar do próximo evento com tranquilidade e sem surpresas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.