O PIB de Salvador foi de R$ 58,9 bilhões em 2020, no auge da pandemia, uma queda de 7,8%, terceira maior queda entre as capitais, menor apenas do que as verificadas em Curitiba e Recife.
Apesar da queda, Salvador mantém-se, como segundo maior PIB do Nordeste, superado por Fortaleza, mas a capital cearense perdeu posição no ranking dos maiores PIBs do Brasil. Fortaleza, que estava em 9º lugar entre os maiores PIB do Brasil em 2029, caiu para o 11º em 2020, enquanto Salvador se manteve no 12º lugar.
A queda no PIB de Salvador se deu nos seus dois principais setores de atividades. O setor de serviços que, representa mais de 70% da economia soteropolitana caiu 10,3% por conta das restrições no primeiro ano da pandemia de COVID-19. Foi o segundo recuo nominal consecutivo dos serviços na capital e o mais baixo desde 2015. Em Fortaleza, a queda no setor de serviços foi de 4,4%, o que manteve a capital cearense à frente da capital baiana.
Um aspecto importante também é a queda na produção industrial de Salvador, que vem se reduzindo nos últimos anos por uma série de fatores. O PIB industrial de Salvador caiu 4,4%