Honraria outorgada ao Comandante do 2º Distrito Naval teve como proponente o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes.
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, nesta quinta-feira (15), o Título de Cidadão Baiano ao Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior. A outorga da maior insígnia do Legislativo estadual ao militar teve como proponente o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD).
Natural do Ceará, nascido na capital Fortaleza, e casado com a baiana Ana Carina da Silveira, o Vice-Almirante Humberto Caldas Júnior, bastante emocionado, agradeceu o título e historiou sua carreira na Marinha. O mais novo cidadão baiano falou do papel do Patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, e do Almirante Marquês de Leão, nas lutas contra os portugueses pela Independência da Bahia, ambos homenageados com monumentos em Salvador.
“Mais que uma homenagem, fico feliz porque esse título é o reconhecimento desta Casa às 22 organizações militares que compõem o 2º Distrito Naval”, observou o Vice-Almirante, que comanda um efetivo de 3 mil militares. Humberto Caldas da Silveira Júnior falou ainda do papel estratégico da Marinha para a economia brasileira, chamada de ‘economia azul’, e, em seu pronunciamento, recitou verso da composição ‘Amazônia Azul’, do cantor Durval Lelys – também presente ao evento -, em parceria com Marcelus Leone.
Foto: Vaner Casaes/ALBA