Para celebrar e incentivar projetos promovidos por empreendedores pretos, a Agência AsMinas criou o (Re)Afrocentrando, iniciativa que busca democratizar, fortalecer e promover a comunicação da comunidade empreendedora negra da cidade de Salvador.
Em sua primeira edição, o projeto está resgatando a importância das baianas de acarajé para a cidade, seja como símbolo de empreendedorismo, mas também como uma forte representação da religiosidade e cultura afro-brasileira.
Considerado um símbolo histórico, o “Ofício da Baiana do Acarajé” foi registrado como Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no dia 1º de dezembro de 2004, o título tem como principal objetivo salientar a importância cultural dos saberes e fazeres tradicionais aplicados na produção e comercialização dos pratos.
As baianas de Acarajé tornaram-se, ao longo dos anos, uma grande representação do empreendedorismo feminino negro através da evidenciação de uma realidade cotidiana. Através do oficio, essas mulheres ajudam diariamente a promover os direitos feministas, se dedicam na manutenção de suas famílias, além de propagar uma parte importante da cultura afro-brasileira para o mundo.
Dayane Oliveira, Sócia-fundadora de AsMinas, relata sobre o surgimento do projeto: “O (Re)Afrocentrando surgiu com o objetivo de dar visibilidade às baianas de acarajé que são as primeiras empreendedoras negras do Brasil. E isso está sendo feito através do reposicionamento, baseado nas histórias de vida das empreendedoras trazendo elementos afirmativos e de conexão”, explica a publicitária.
Dessa forma, buscando trazer a comunicação para o cotidiano de empreendedoras pretas da capital baiana, AsMinas preparou uma série de ações para impactar o trabalho de Tiara, mulher preta e baiana de acarajé. Entre as iniciativas estão: Reformular a marca das 2 frentes de negócio; Criação de conteúdo personalizado para reforçar a dinâmica de vendas e eventos; Campanha com o squad de influenciadores para divulgar o trabalho do Acarajé da Tiara.
Maratona de Conteúdos
Outra grande ação criada pela empresa de comunicação foi a “Maratona de Conteúdos”, iniciativa voltada para a valorização da Creator Economy, desenvolvendo um evento de relacionamento e capacitação para criadores de conteúdo negros. A Maratona ocorreu no dia 25 de novembro e teve como principal objetivo promover um grande encontro entre esses criadores com palestras e workshops, além da oportunidade da conexão com as marcas em um espaço para relacionamentos.
A Maratona de Conteúdos foi desenvolvida com foco nos creators pretos e periféricos que se destacam na criação e produção de conteúdo, além disso, gerou uma oportunidade de celebrar as conquistas da comunidade pretas. O evento foi realizado com o apoio das Sandálias Ipanema grupo Grendene S/A e contou com três painéis, oito palestrantes e mais de 30 creators convidados, em um almoço no restaurante Roma Negra.
Parcerias para serem celebradas
Durante o mês de novembro, a primeira agência 100% preta da Bahia, também comemorou novas parcerias e a chegada de novos clientes. O Ministereo Público Sound System, criado na cidade de Salvador em 2005, por um grupo de amigos Djs amantes do Reggae com ambições de alimentar um movimento que os representasse no cenário musical independente da cidade. O primeiro Sound System da Bahia passou a integrar a carteira de clientes da agência, fortalecendo a comunicação no cenário musical independente de Salvador.
Além disso, a empresa de comunicação também comemora a parceria com o Instituto Mídia Étnica, uma organização da sociedade civil criado por jovens negros de Salvador, com o objetivo de trabalhar prol da diversidade étnica e de gênero na comunicação e na construção de ferramentas próprias que possam contribuir para a superação das desigualdades.
Crédito (fotos): AsMinas Conteúdo