A prefeitura de Salvador já anunciou as atrações que vão compor a grade do Festival da Virada. O evento terá 70 horas de música e 36 atrações, sete em cada dia.
A exceção é no dia 1º, que contará com seis nomes. Os shows começam a partir das 17h, e a montagem do palco segue a todo vapor na Boca do Rio, ao lado do Centro de Convenções.
O governo do estado também anunciou ontem que a Bahia deve receber cerca de seis milhões de turistas entre dezembro de 2022 e março de 2023, movimentando cerca de R$ 9 bilhões. O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar, disse que o governo tem trabalhado em quatro áreas no programa Viva Turismo Bahia: biosegurança, capacitação de mão de obra, obras de infraestrutura e ações de promoção do destino Bahia. Ainda segundo ele, a estratégia rendeu bons resultados.
“Hoje, a Bahia já tem uma movimentação no turismo superior à época da pré-pandemia. O maior exemplo disso é o número de empregos gerados na atividade turística. Nós perdemos na pandemia 19 mil postos de trabalho e, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), até setembro de 2022, a atividade já tinha recuperado mais de 20 mil postos. Nossa expectativa é de que este Verão seja em movimentação turística superior a 2019”, afirmou.
Capital em alta – Salvador é o 4º destino turístico mais buscado no Brasil por quem pretende viajar no Réveillon. A informação consta em pesquisa realizada pelo Kayak – serviço de busca de voos e roteiros turísticos –, que levantou os locais mais procurados no site entre os dias 16 de setembro e 16 de novembro deste ano, para viagens no período de 1º de dezembro de 2022 e 5 de janeiro de 2023. A capital baiana vem logo atrás de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Mas, o estudo do Kayak também mostra um crescimento de 261% nas buscas pela cidade, quando se compara o mesmo período de 2022 e o de 2019, antes da pandemia.
Um dos motivos para a capital baiana estar entre as mais atraentes do Verão é o Festival Virada Salvador, que este ano pretende superar os dois milhões de participantes de 2019, a última edição do evento antes da covid-19. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), cerca de 377 mil turistas virão à cidade no período do Réveillon. São 201 mil visitantes do interior da Bahia (55%), 164 mil de outros estados do país (45%) e mais 12 mil de outros países (3,3%). A pasta estima, ainda, que entre 30 de dezembro e 2 de janeiro, a virada do ano irá movimentar R$ 326 milhões.
Foto: divulgação