sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

TESOURO NACIONAL COLOCA SALVADOR COMO REFERENCIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Redação - 05/12/2022 11:13 - Atualizado 05/12/2022

Segundo números da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) Salvador está entre as melhoras capitais em gestão financeira do país. O índice, publicado anualmente, analisa se prefeituras podem tomar novos empréstimos sem representar um risco para o Tesouro Nacional.

Dos três indicadores que compõem a Capag, a prefeitura teve nota A em dois: Endividamento e Índice de Liquidez. A nota A é a mais alta considerada pela STN. Em Poupança Corrente, a gestão municipal teve nota B. No item Liquidez, Salvador aparece em 4º lugar entre todas as capitais e 1º lugar no Nordeste, à frente de cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

Outros pontos reforçam o bom desempenho de Salvador no relatório. A cidade é, por exemplo, a capital com menor índice de rigidez de despesas (41,7%) e a quarta com menor comprometimento de sua Receita Corrente Líquida (RCL) com a despesa bruta de pessoal, com 43,1%. Além disso, ainda conforme a publicação, é a sexta capital com menor comprometimento da RCL para pagamento de juros e amortizações das dívidas municipais, com 2,5% na relação Serviço da Dívida/Receita Corrente Líquida.

A secretária da Fazenda de Salvador, em entrevista ao Jornal Correio, Giovanna Victer, exaltou o trabalho. “Nossa gestão mantém a responsabilidade fiscal como meta sem perder de vista os investimentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em especial nas áreas essenciais, como saúde e educação. Hoje temos dinheiro em caixa, o que nos permite manter os investimentos e, muito mais importante, manter os serviços públicos funcionando e atendendo à população. Essa é a verdade. Quem diz o contrário quer jogar a cidade para baixo”, acrescentou a secretária.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.