quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

A ALIANÇA ENTRE O UNIÃO BRASIL E O PT E A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE SALVADOR EM 2024

Redação - 05/12/2022 09:09 - Atualizado 05/12/2022

Na tentativa de formar uma maioria a favor do governo Lula no Congresso Nacional, a equipe de transição busca aliança com o União Brasil, partido cujo secretário-geral é ACM Neto e cujo líder na Câmara é o deputado baiano Elmar Nascimento, ligado ao ex-prefeito.

Elmar Nascimento e Luciano Bivar, presidente do partido, têm acenado com a possibilidade de apoio ao governo, mas esperam ver os termos em que serão apresetados para viabilizar esse apoio.

Mas não se pode esquecer que o União Brasil é fruto de uma fusão de dois antigos partidos de oposição ao PT: o Democratas e o PSL. O primeiro tem no DNA a oposição a Lula e ao PT e o segundo  é um partido considerado de centro-direita, que elegeu Jair Bolsonaro em 2018, mas o presidente terminou por gerar um clima de conflito que  levou a maioria dos seus filiados à oposição.

Isso quer dizer que haverá  no partido quadros declaradamente contrários ao PT, como o senador Sérgio Moro (PR) e o deputado Kim Kataguiri (SP) e outros como o governador eleito Ronaldo Caiado e o próprio ACM Neto que podem apoiar o governo em algumas questão, mas que nunca estarão fechados com o governo liderado pelo PT.

O que se espera, portanto, é uma aliança de conveniência, fundamental para os governadores eleitos pelo União Brasil que precisarão de apoio do governo federal, e também para os deputados que precisam atender suas bases.

Mas é o tipo de aliança de curta duração e com prazo de validade terminando em 2023 ou no máximo no início de 2024, pois nesse ano haverá eleições municipais e será muito difícil manter esse tipo de aliança.

Na Bahia, por exemplo, se avizinha uma nova disputa entre ACM Neto do União Brasil e Jerônimo Rodrigues, governador eleito pelo PT. Neto entrará de cabeça na campanha para a reeleição do Prefeito Bruno Reis e Rodrigues provavelmente apoiará um candidato do PT ou a candidatura do vice-governador eleito,  Geraldo Jr (MDB), declaradamente candidato em 2024. 

Em resumo: a aliança entre o União Brasil e o governo Lula acaba na Bahia quando forem iniciadas as tratativas para compor as chapas que concorrerão à Prefeitura de Salvador e outras cidades e no Brasil também será assim. (EP – 05/12/2022)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.