sábado, 12 de abril de 2025
Euro 6.74764 Dólar 5.9169

ENCONTRO ENTRE LULA E JOE BIDEN, PRESIDENTE DOS EUA, DEVE FICAR PARA 2023

Redação - 05/12/2022 19:42 - Atualizado 05/12/2022

A informação foi dada nesta segunda (5) pelo ex-chanceler do governo petista Celso Amorim; Lula quer se reunir após a sua posse

Essa informação surge uma semana após o presidente eleito declarar que poderia ir aos EUA ainda em 2022 após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ato acontece na próxima segunda (12).

Contudo, nesta segunda (5), Amorim descartou a ida de Lula aos Estados Unidos após a realização de uma reunião com o conselheiro de Segurança Nacional do Governo Biden, Jake Sullivan, ocorrida em Brasília.

Segundo Celso Amorim, durante a reunião, o presidente eleito teria dito que “talvez não seja possível ir antes da posse”. Como a cerimônia ocorre apenas em 1º de janeiro de 2023, a viagem deve acontecer após este período.

Ainda de acordo com o ex-chanceler, Sullivan pareceu interessado em uma cooperação com o Brasil no G20 para alinhar uma governança global mais justa.

“Foi uma conversa longa, de quase duas horas. Eles trataram sobre a importância da relação entre os dois países para a paz e a democracia na América do Sul”, disse o ex-ministro. Ele também ressaltou que não foram discutidas outras ações entre as duas nações.

Além de Lula e Sullivan, participaram do encontro Juan Gonzales, assessor do governo dos EUA para a América Latina, Ricardo Zúñiga, vice-secretário de Estado para assuntos de Hemisfério Ocidental e Douglas Koneff, encarregado de Negócios da embaixada no Brasil.  

Já pelo lado do governo de transição, além de Amorim, também estavam presentes o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.