sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COPA DO MUNDO 2022 NESTA TERÇA-FEIRA: VEJA JOGOS E HORÁRIOS

Redação - 29/11/2022 06:56 - Atualizado 29/11/2022

Começa nesta terça-feira a última e decisiva rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. E com ela mais quatro classificados para as oitavas de final – até o momento, apenas Brasil, França e Portugal já se garantiram por antecedência no mata-mata.

Em campo, Holanda x Catar e Equador x Senegal, pelo grupo A, e Irã x EUA e País de Gales x Inglaterra, pelo B.

Tirando o Catar, já eliminado, as outras sete seleções têm chance de passar de fase – Holanda, Equador e Inglaterra precisam apenas de um empate. Nesta terça, também serão definidos os primeiros duelos das oitavas, já que o primeiro do grupo A pega o segundo do B e vice-versa. Destaque à parte para Irã x Estados Unidos. O jogo está repleto de tensões, em uma semana que a Feradação Iraniana chegou a pedir a exclusão dos norte-americanos da Copa.

Foto: REUTERS/Paul Childs

Confira os horários (de Brasília) dos jogos desta terça-feira:

  • 12h – Grupo A – Holanda x Catar: veja escalações e onde assistir
  • 12h – Grupo A – Equador x Senegal: veja escalações e onde assistir
  • 16h – Grupo B – Irã x Estados Unidos: veja escalações e onde assistir
  • 16h – Grupo B – País de Gales x Inglaterra: veja escalações e onde assistir

Holanda com chance de melhorar ambiente

Vivendo momento de críticas da imprensa e torcida pelo futebol apresentado, a Holanda ao menos está a um empate de se classificar. E tem uma ótima oportunidade de melhorar o ambiente com uma vitória expressiva sobre o lanterna e já eliminado Catar. A Laranja deu apenas cinco finalizações ao gol em dois jogos – vitória por 2 a 0 sobre o Senegal e empate em 1 a 1 com o Equador. O rendimento ruim rendeu até uma treta (já resolvida) entre o ex-atacante e ídolo holandês Van Basten, hoje comentarista, com o zagueiro e capitão Van Dijk. Holanda e Catar se enfrentam pela última rodada da fase de Grupos da Copa do Mundo

Contra o adversário mais fraco do grupo A, é a chance do técnico Louis Van Gaal fazer seu esquema finalmente funcionar nesta Copa. Inclusive, é especulada a entrada de Memphis Depay no time titular – ele tem saído do banco por opção do treinador.

Equador tenta segurar Senegal

A seleção equatoriana joga pelo empate contra Senegal para se classificar no grupo A. Mas para o jogo mais importante desta fase, a equipe pode não contar com Enner Valencia. Artilheiro do Mundial ao lado de Mbapé, com três gols, ele teve uma torção no joelho e virou dúvida. Equador e Senegal decidem o futuro na Copa do Catar na última rodada

Apesar disso, Equador se mostra bastante confiante em “fazer história” ao alcançar as oitavas pela segunda vez em quatro participações na Copa. O treinador Gustavo Alfaro resaltou que sua seleção está à altura de grandes desafios. Do outro lado, Senegal encara a partida como uma decisão, e os jogadores lembram que dependem apenas dos próprios esforços para chegar às oitavas – vitória simples classifica. A inspiração para a última rodada é outra seleção africana, Marrocos, que bateu a favorita Bélgica no grupo F.

Inglaterra pertinho da vaga

Só um desastre tira a Inglaterra das oitavas de final. Contra o País de Gales, a seleção inglesa precisa apenas de um empate. E mesmo que perca o jogo, só não passa se for goleada por quatro ou mais gols. Pode-se dizer que a partida vale mais para a Inglaterra confirmar o primeiro lugar e provar à torcida que tem futebol para ganhar a Copa. Após boa apresentação no 6 a 2 sobre o Irã, os ingleses empataram sem gols com os Estados Unidos e a imprensa caiu em cima: “Leões banguelas”, publicou um dos jornais. Quanto a País de Gales, um discurso derrotista deu tom na entrevista do técnico Rob Page após o revés por 2 a 0 para o Irã, com dois gols marcados nos acréscimos. O treinador não descartou classificação, mas admitiu a dificuldade de ter que golear os ingleses por mais de três gols.

Irã e Estados Unidos “em pé de guerra”

O futebol tem entrado em segundo plano no que diz respeito ao jogo entre Irã e Estados Unidos. Dentro de campo, quem vencer passa às oitavas de final. E fora das quatro linhas, a semana foi bastante conturbada. Primeiro, o alemão naturalizado norte-americano Jurgen Klinsmann criticou o estilo de jogo da seleção iraniana e foi acusado de ter sido preconceituoso por Carlos Queiróz, técnico do Irã. Klinsmann já foi treinador da seleção dos EUA e hoje em dia é consultor da Fifa.

Não parou por aí. Uma postagem da conta oficial da seleção norte-americana que mostrou a bandeira do Irã sem emblema da República Islâmica rendeu um pedido oficial de exclusão dos Estados Unidos da Copa. Ambos os assuntos roubaram a cena nas coletivas antes da partida. O técnico americano Gregg Berhalter e capitão Tyler Adams respondem a perguntas duras, em especial da imprensa iraniana. E preferiram não alimentar a polêmica.

O mesmo fez Carlos Queiroz. No último papo com a imprensa antes do jogo decisivo, optou por não se estender no assunto Klinsmann e da polêmica da bandeira. Iranianos fazem perguntas sobre polêmicas entre os países na coletiva dos Estados Unidos

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.