De acordo com cálculos feitos pela Fecomércio-BA, com base nos dados das principais empresas que monitoram o e-commerce no país e nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas online na Bahia devem registrar R$ 7 bilhões de faturamento em 2022. Os setores que mais movimentam o varejo online no estado são similares ao que ocorre em âmbito nacional, com destaque para o segmento de moda e beleza e o de eletrodomésticos e eletrônicos.
Embora pareça um montante muito elevado, a relação entre o varejo online e o físico representa pouco mais de 6% no estado, que tem faturamento projetado, para 2022, de R$ 114 bilhões, segundo a Fecomércio-BA.
Esse percentual, certamente, tem potencial para crescer ao longo dos próximos anos, mas são dois setores que precisam um do outro. Portanto, o e-commerce segue crescendo, graças a um mercado consumidor expressivo e os investimentos feitos pelas empresas e empreendedores.
“Evidentemente, nestes pós pandemia, o ritmo de alta tende a ser menor do que o visto nos últimos dois anos, por conta das pessoas voltando aos hábitos anteriores de ida ao comércio de rua, em shoppings etc. E com a melhora da economia para 2023, com mais emprego, mais renda e disponibilidade de crédito, a expansão de ambos os segmentos será de grande importância para o contexto da economia baiana”, salienta o consultor econômico da Federação, Guilherme Dietze.