O Projeto de Indicação nº 109/2021, que propõe a criação do Hospital Dia Municipal, foi aprovado em plenário pela Câmara Municipal de Salvador.
O autor da iniciativa, vereador Fábio Souza (SD), comemora a aprovação e diz que ofício já foi enviado ao prefeito Bruno Reis.
Na justificativa da indicação, o vereador Fábio Souza disse que o desenvolvimento das técnicas e tecnologias cirúrgicas e os avanços nas medicações e técnicas anestésicas ao longo dos anos permitem que, obedecendo aos critérios de elegibilidade, um Hospital Dia possa ser um local ideal para a realização de procedimentos de média complexidade.
Fábio Souza pondera que “o desenvolvimento da cirurgia ambulatorial está apoiado em razões médicas, psicológicas e econômicas e a resposta hospitalar no setor privado, onde já existem unidades de Hospital Dia, tem sido positiva, com a criação de unidades específicas, com centro cirúrgico isolado, circulação independente, separada funcional e administrativamente do corpo hospitalar”.
Segundo o vereador, a criação de um Hospital Dia Municipal evitará a espera e a burocracia das internações, a disputa para a utilização de leitos hospitalares nos primeiros horários do dia e agrega ainda a vantagem de menor trauma emocional, reduzindo risco de infecção e menores custos dos procedimentos.