Ainda sem citar nomes, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está analisando possíveis candidatos à presidência da Petrobras.
A informação foi confirmada por fontes ligadas ao governo à agência Reuters. Lula já sinalizou que planeja uma série de mudanças na estatal. Ainda de acordo com a agência, o petista deve realizar uma ampla troca no primeiro e segundo escalões da companhia.
Os nomes do grupo técnico da área de energia na equipe de transição para o governo eleito foram anunciados somente na última quarta-feira (16). Até o fim da semana passada, Lula não havia conversado diretamente com candidatos à presidência da Petrobras.
Os cotados para assumir o cargo são o senador Jean Paul Prates (PT), que viajou com Lula no jato particular para a COP27, no Egito; o governador da Bahia, Rui Costa (PT), um forte aliado político do presidente eleito; e Magda Chambriard, ex-diretora-geral da agência reguladora de petróleo e gás ANP, com carreira na área de exploração e produção da Petrobras.
Ainda conforme a Reuters, William Nozaki, professor de economia na FESPSP, nomeado na semana passada para a equipe de transição de Lula, está sendo cotado para liderar uma diretoria não estratégica da Petrobras.
Lula , Petrobras , reuters , Rui Costa