O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a negar que vai se candidatar para comandar a capital baiana em 2024. “Meu nome não é opção para a Prefeitura de Salvador”, garantiu, em um evento ontem, antes de afirmar que a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) poderá voltar a ser candidata.
O gestor estadual disse que a avaliação sobre os nomes possíveis se dará com candidatos que tiveram grande quantidade de votos na cidade. ”Temos nomes que saíram bem das eleições, tenho aqui do meu lado Olívia Santana, que foi muito bem votada em Salvador. Outros deputados e deputadas foram muito bem votados. Então, estamos pensando em lideranças novas”, avaliou.
A declaração foi dada em conversa com a imprensa durante entrega de uma contenção de encostas no bairro de Lobato, no Subúrbio de Salvador. ”Meu nome não estará colocado, e estou avisando isso ainda em 2022. Acredito que quem pensa e trabalha com o grupo não pode deixar na mão em última hora”, garantiu. Ele ainda alfinetou o ex-prefeito de Salvador e candidato derrotado na eleição deste ano ao governo estadual, ACM Neto (União Brasil), que em 2018 desistiu no prazo limite de concorrer ao Palácio de Ondina.
“Eu estou dizendo isso ainda em 2022. Eu acho que quem pensa e trabalha com grupo não pode deixar o grupo na mão na última hora. Então, eu não vou deixar o grupo esperando e não planejar nomes para a prefeitura. Então é preciso que, desde já, uma vez Jerônimo assumindo, o Lula assumindo, a partir de 2023, os partidos e o grupo se organizem para disputar eleições municipais, incluindo a eleição de Salvador”, ressaltou.
Rui também falou sobre como está o diálogo com Jerônimo. “Ontem almocei com ele e conversamos bastante, passei vários materiais para ele [Jerônimo Rodrigues], vários projetos estruturantes. E eu me refiro por exemplo ao Canal do Sertão, que visa trazer água do rio São Francisco para a barragem São José, resolvendo o problema de água da região de Senhor do Bonfim, Campo Formoso”, contou.
“Temos o planejamento também de retirar a ferrovia daquele sítio que é patrimônio histórico da região de Cachoeira e São Félix. E levar a Ferrovia por Feira de Santana e trazer margeando a [BR] 324 até o Porto de Aratu. Esse é um dos projetos que não realizamos e ontem revisei com Jerônimo para que leve ao Governo Federal”, finalizou. (TB)