O Conselho Estadual de Saúde da Bahia recomendou ao Governo do Estado e municípios que voltem a exigir o cartão de vacinação, em função do aumento de casos de Covid-19 e da grande quantidade de pessoas que não finalizaram o ciclo vacinal.
Em fala para uma emissora de TV e depois divulgada nas redes sociais do órgão, na tarde desta sexta-feira (18), o presidente do Conselho, Marcos Sampaio, enfatizou que é preciso tomara algumas medidas para que não se chegue ao nível de contaminação do início da pandemia.
Sampaio alegou que 8 milhões de baianos não retornaram aos postos para tomar as doses de reforço. “A exigência do cartão de vacinação, em locais de grande circulação, incentivaria as pessoas a tomarem o reforço e assim diminuir a circulação do vírus, assim.”, destacou.
O presidente do Conselho solicitou também, que os órgãos de Saúde disponibilizem, em caráter emergencial, vacinas bivalentes de 2ª geração a serem aplicadas nos públicos-alvo, além do estímulo à testagem da população para identificação de casos e adoção de medidas de contenção da disseminação.
Foto: Reprodução rede social