sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AÇÃO SUSTENTÁVEL TROCA 1,5 TONELADA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS POR MAIS DE 2 MIL ITENS DE ALIMENTOS E LIMPEZA EM CANDEIAS

Redação - 17/11/2022 16:43 - Atualizado 17/11/2022

Cerca de 1,5 tonelada de resíduos plásticos foi arrecadada e trocada por 2,3 mil itens de alimentos e materiais de limpeza durante uma ação sustentável promovida na comunidade de Madeira, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O projeto Plastitroque, realizado pela Braskem, une educação ambiental e apoio à população em uma iniciativa de conscientização sobre o impacto positivo da adoção de hábitos sustentáveis. 

“Nessa iniciativa demonstramos de forma prática a importância do plástico e como ele pode gerar renda e inclusão social se for utilizado com responsabilidade e descartado da forma correta. É um exemplo de que atitudes simples podem fazer a diferença não só para o meio ambiente, mas também para o desenvolvimento das comunidades”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. O material arrecadado foi entregue para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), gerando renda extra para os catadores de resíduos. 

O projeto contou com a participação da população, que se engajou no recolhimento de resíduos plásticos. O material foi entregue no ponto de coleta instalado na sede da Associação Comunitária Beneficente e Recreativa dos Moradores do distrito de Madeira. 

Em seguida, os participantes receberam moedas simbólicas batizadas de Plasticoins, que foram usadas para fazer as trocas por alimentos e materiais de limpeza na minimercearia montada no mesmo local. A recompensa atraiu o engajamento da comunidade, que também participou de palestras sobre economia circular, realizadas na Associação e na Escola Municipal Padre José de Anchieta. 

Morando em uma casa com cinco adultos e duas crianças, a recepcionista Ana Caroline da Silva, 25, aproveitou a iniciativa para arrecadar alimentos para a família. “Só eu e minha avó temos renda, então essa ação veio em boa hora”, conta a jovem que arrecadou 16,2 kg de resíduos plásticos, conseguindo mais de 50 moedas para trocar por alimentos e itens de higiene e limpeza. Após a experiência, Ana Caroline disse que pretende adotar o hábito sustentável. “Depois da palestra que assisti e dessa vivência, estou mais consciente e entendendo a importância do plástico, do descarte correto para nosso futuro. Acredito que essa prática vai se perpetuar na minha casa. Minha avó até já deixou o balde para guardar plástico separado”, relata.

 Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em 71 países.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.