A rainha e o rei da Suécia, Silvia Renata Sommerlath e Carl Gustaf visitaram, nesta terça-feira (8), o Complexo de Escuta Protegida, localizado no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
O Complexo de Escuta Protegida é o primeiro criado no país e o único do estado da Bahia. Ele foi fundado em agosto de 2021 e pe fruto de uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Childhood Brasil, organização internacional criada pela rainha Sílvia da Suécia.
O complexo busca combater a violência física, psicológica e sexual cometida contra crianças e adolescentes, e a violência institucional. O equipamento já realizou cerca de 90 atendimentos desde que foi inaugurado, conforme a lei de escuta protegida, que prevê uma escuta especializada e o depoimento especial. “Eu considero essa lei um dos maiores avanços desde o lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente, porque agora as vítimas ou testemunhas não precisam mais falar da violência sofrida por repetidas vezes, já que seu depoimento é gravado”, disse a rainha. A prefeita do município, Sheila Lemos Andrade, agradeceu a visita de Silvia Renata Sommerlath. “Uma honra para a nossa cidade”.
Foto: Divulgação/PMVC