A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou, nesta sexta-feira (4), que a área técnica da coordenação do governo de transição está debruçada na construção de saídas para assegurar a manutenção do auxílio de R$ 600 e o reajuste real do salário mínimo já no Orçamento do próximo ano.
O valor do auxílio, praticado agora, não está previsto para o Orçamento de 2023, assim como o aumento do salário mínimo. Para possibilitar os benefícios, a equipe do presidente eleito prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição, que retire esses valores do texto de gastos. A medida precisaria de aprovação no Congresso.
“A área técnica está discutindo e, possivelmente na segunda, teremos algo mais concreto. Não podemos entrar em 2023 sem auxílio, aumento real do salário mínimo […]. São coisas que foram contratadas com os eleitores nas urnas”, disse a petista. Pela manhã, Gleisi e o ex-ministro Aloizio Mercadante visitaram as dependências do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Após a visita, a petista projetou que os primeiros a ocuparem o espaço chegarão na segunda-feira (7).
eleições 2022 , Gleisi