domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

LULA PROCURA NOMES TÉCNICOS CONHECIDOS PARA O MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Redação - 02/11/2022 12:00 - Atualizado 02/11/2022

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve repetir 2002, quando foi eleito para o Palácio do Planalto pela primeira vez, e nomear uma equipe técnica composta por “grifes” para o Ministério da Fazenda — que, aliás, voltará a ter esse nome, depois de ter sido batizado de Ministério da Economia no governo Jair Bolsonaro. Lula pretende anunciar um ministro com perfil político para a Fazenda, capaz de negociar as propostas que ele julga necessárias junto ao Congresso Nacional.

Esse expediente foi adotado no primeiro governo, quando o presidente escolheu Antonio Palocci para o cargo. Ao mesmo tempo, o presidente nomeou técnicos reconhecidos pelo mercado para postos-chave no ministério. Nesse contexto, dois nomes que podem compor o novo Ministério da Fazenda passaram a circular entre os petistas. Atual secretário de Fazenda de São Paulo, Felipe Salto pode ser nomeado como secretário do Tesouro Nacional. Embora faça parte da equipe de Rodrigo Garcia (PSDB), que trabalhou para a eleição de Jair Bolsonaro, Salto declarou voto em Lula ainda no primeiro turno. Ele tem bom trânsito entre os economistas do PT.

Salto foi diretor-geral da Instituição Fiscal Independente (IFI) e é um dos mais respeitados especialistas em contas públicas do país. Em 2003, o escolhido para o cargo de secretário do Tesouro foi Joaquim Levy, que anos depois foi ministro da Fazenda de Dilma Rousseff e presidente do BNDES de Bolsonaro. A condução da política fiscal será decisiva no governo Lula. Ao mesmo tempo em que ele pretende ampliar os gastos públicos, precisa manter uma imagem de compromisso com a responsabilidade fiscal, sob o risco de até mesmo prejudicar a economia, com alta da inflação, do dólar e dos juros.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.