sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

JERÔNIMO É O NOVO GOVERNADOR DA BAHIA, COM AS GRAÇAS DE LULA, RUI COSTA E OTTO ALENCAR

Redação - 31/10/2022 07:53 - Atualizado 31/10/2022

Jerônimo Rodrigues é o novo governador da Bahia. Embora desconhecido do eleitorado, tornou-se governador pela força do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, do governador Rui Costa e do senador reeleito Otto Alencar.

A esse trio deve-se a eleição de Jerônimo e, principalmente, ao povo baiano que, indignado, foi às ruas expulsar Bolsonaro. A maioria absoluta do povo baiano, mais de 70% do eleitorado, apoiou Lula porque vê nele um líder preocupado com a população mais pobre, que tornou-se Classe C nos seus dois governos, com direito a consumir, estudar em universidades e viajar, e que entraram para a história como governos de enorme mobilidade social. A maioria absoluta do povo baiano votou em Lula porque é avessa ao autoritarismo e porque ama a diversidade e a liberdade e não pode aceitar um presidente que ataca a democracia e dissemina a violência e o ódio.

Lula foi fundamental para a vitória de Jerônimo. Mas o governador Rui Costa também teve papel fundamental no processo. A vitória de Jerônimo é também a vitória de Rui Costa, não só por ter escolhido o candidato e se envolver de corpo e alma na campanha, mas também pela avaliação positiva da população aos seus 8 anos de governo. A participação do senador Otto Alencar foi o terceiro pilar que deu sustentação à candidatura de Jerônimo. Otto mostrou nesta eleição a força política que tem na Bahia, registrando no 1º turno mais votos que o próprio candidato a governador. E o senador também se jogou na campanha de corpo e alma, mostrando que seu projeto não é individual, mas um projeto municipalista que abarca grande parte da Bahia.

O candidato ACM Neto  teve uma atitude republicana ao reconhecer a derrota e desejar sorte a Jerônimo Rodrigues. É assim que funciona a democracia. Essas eleições mostraram que ACM Neto é, sem dúvida, uma liderança política expressiva na Bahia, mas precisa se aproximar da parcela mais pobre da população baiana e, no que se refere à política, ser muito mais agregador do que foi.

Quanto a Jerônimo Rodrigues, o destino lhe deu uma graça e um desafio. A graça foi alcançar o posto de governador da Bahia e o desafio será construir um governo competente, voltando às maiores necessidades do estado e com capacidade para resolver as grandes questões que afligem os baianos no âmbito da segurança pública, do combate à fome, da educação, da saúde e do desenvolvimento econômico. 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.